Manual da chocadeira Ultra Life MOD. Z-70H 

 Parabéns, você acaba de adquirir um excelente produto, seguramente a mais moderna máquina de  incubação da América Latina.
Aconselhamos que leia com bastante atenção este manual para que possa auferir todas as vantagens que sua chocadeira pode oferecer.
   Como equipamento eletrônico que é, a chocadeira automática Ultra Life exige que certas precauções sejam tomadas, a fim de que este produto tenha vida longa e venha a lhe trazer grandes contentamentos. Bem-vindo a família Ultra Life Brooder.


                       CARACTERÍSTICAS DA CHOCADEIRA MOD. Z-70H

  --Bandeja de viragem "Angular Horizontal" para até 70 ovos.
--Termostato eletrônico microprocessado de altíssima precisão calibrado na fábrica - dispensa regulagem, com ermômetro digital acoplado de 4 dígitos com sensor (NTC) remoto.
--Motor síncrono com ímã permanente que garante funcionamento totalmente silencioso e isento de vibrações prejudiciais aos embriões
--Ventilação forçada por insuflação mecânica constante e pressão negativa,  que garante uma difusão térmica eficaz, além da necessária exaustão do gás carbônico produzido pelos embriões, através de silencioso micro ventilador axial
--Aquecimento por resistência elétrica
--Volteio automático de ovos
--Luz interna fria para visualização que apresenta as seguintes vantagens sobre as tradicionais lâmpadas incandescentes:
1- Ecologicamente correto: Não utilizam mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza.
2- Ausência de ultravioleta: Não emitem radiação ultravioleta sendo ideais para aplicações onde este tipo de radiação é indesejada. Ex.: INCUBAÇÃO
3- Ausência de infravermelho: Também não emitem radiação infravermelho, fazendo com que o feixe luminoso seja frio.
4- Maior vida útil: Dependendo da aplicação, a vida útil do equipamento é longa, sem necessidade de troca.
Construída com Compensado Naval de 15 mm com duplo revestimento à base de resinas alquídicas e fino acabamento
Engrenagens, manivelas, eixos e êmbolos de aço inoxidável, alumínio e ferro galvanizado.
Tensão de alimentação padrão - 220V opcionalmente em 110V

                                         INSTALANDO A CHOCADEIRA

1- A chocadeira deve ser instalada em local fresco, sobre uma superfície plana, não devendo receber luz forte, calor (sol), ou fortes correntes de ar.
2- Certifique-se de que a voltagem da rede elétrica é compatível com a do produto a ser instalado (220 ou 110V).
3- Nunca ligue sua chocadeira com adaptadores ou benjamins e, preferencialmente, numa tomada  exclusivamente para ela, sem compartilhá-la com outros equipamentos. Não ligue sua chocadeira em tomadas conjugadas, aquelas com entrada fêmea para ligação de  aparelhos elétricos e interruptor para ligar e desligar lâmpadas, ligue-a somente em tomadas destinadas apenas a ligação de aparelhos elétricos, sem interruptores de lâmpadas, pois podem causar interferências no Timer.
    Você pode usar tanto um Filtro de Linha como um Estabilizador, principalmente se a rede elétrica de sua região sofrer muita oscilação.        
                 
                                                          OPERAÇÃO


Após ligar sua chocadeira numa tomada de corrente exclusivamente para ela, execute os seguintes procedimentos:
1- Coloque  as bandeja de água no interior da chocadeira. Com ajuda de uma garrafa Pet ou outro vasilhame qualquer, encha-as mas não completamente, deixando a água a um  centímetro antes da borda, para evitar transbordamentos.
 2- Introduza a bandeja carregada de ovos suavemente no interior da chocadeira, evite movimentos bruscos. Aliás, durante todo o procedimento de incubação, nenhum movimento brusco pode ser feito, afinal, ovo é um ser vivo susceptível a danos causados por pancadas e movimentos abruptos.
3- Conecte então a tomada (macho) da bandeja na  tomada (fêmea) que se encontra no interior da chocadeira,  logo abaixo da bandeja.  Atenção: Não deixe que a  água entre em contato com as tomadas.
4- Ligue a Chocadeira introduzindo a tomada na rede local (verifique a compatibilidade 110/220v)      
                    
                                     LIGANDO O VOLTEIO AUTOMÁTICO

  APÓS 48 HORAS, OU NA MANHÃ DO TERCEIRO DIA, INICIE O VOLTEIO DOS OVOS, para tanto, acione o botão “LIGA VOLTEIO” no painel de controles, 


                                     
                                       UTILIZANDO O BOTÃO RESET: 

Após duas  horas, aproximadamente, se iniciará o primeiro volteio que será repetido automaticamente de duas em duas horas ( aproximadamente ) este movimento deve perdurar até o décimo nono dia (19 dias) quando então deve-se interrompê-lo, para tanto, ponha a chave na posição " DESLIGA VOLTEIO". A interrupção do volteio aos 19 dias visa facilitar a eclosão dos pintos.

     Sua Chocadeira gira os ovos e após esse movimento, fica cerca de duas horas em repouso, quando novamente gira os ovos e novamente entra em repouso por outras duas horas. Este movimento se repete ininterruptamente. Apertando o botão RESSET e mantendo-o apertado durante alguns segundos, o Termo regulador Tholz (estando com a chave na posição " LIGA VOLTEIO") dispara e realiza este movimento sem ter-se que esperar as duas horas.

                                     ATENÇÃO: QUAL É O BOTÃO RESSET?

No painel do Termostato Tholz há quatro teclas. A tecla acima da tecla "P" é o botão RESSET.


                                       PARA QUE USAR O BOTÃO RESSET?

 Somente se você tiver alguma dúvida sobre o correto funcionamento da bandeja, aperte o botão Resset, segure-o até a bandeja começar a mover-se e solte-o. Este recurso é simplesmente para demonstrar o giro dos ovos antes do período determinado. Não deve ser usado constantemente pois, pode  prejudicar o desenvolvimento dos embriões no interior dos ovos, que só devem ser movidos de duas em duas horas (cerca de 12 vezes por dia)

                                   PROCEDIMENTOS DURANTE A ECLOSÃO

No 19º dia (décimo nono dia) desligue o Volteio automático colocando o botão na posição "DESLIGA VOLTEIO" , os pintos deverão  eclodir  até o final do 21º dia, pode-se esperar até o 23º dia, pois, os pintos que vão nascendo, trazem consigo reserva protéica para, aproximadamente este período (48 h.). Porém, numa boa chocada, os ovos começam a ser bicados no final do 19º dia e no 22º dia todos terão nascido.
      Desligue sempre sua chocadeira (inclusive da tomada de força) sempre que for retirar os pintinhos de seu interior, executar limpeza,  abastecer o reservatório de água ou qualquer  outro procedimento dentro da máquina, lembre-se que a resistência fixada no teto da chocadeira é energizada e, portanto, passível de causar fortes choques elétricos.   Após a retirada dos pintinhos, execute uma criteriosa limpeza no interior da máquina.
   Retire os restos de penugem com um pequeno pincel e após, esfregue um pano umedecido com qualquer desinfetante.
                                                   AVISO IMPORTANTE:

A chocadeira  deve  permanecer desconectada da tomada de força SEMPRE que estiver fora de uso.

                        AVISO IMPORTANTE SOBRE UMIDADE INTERNA:

     A bandeja de água, que é colocada em baixo dos ovos, é destinada a tornar o ambiente úmido o suficiente para suprir a necessidade dos embriões, além de potencializar a difusão térmica no interior da máquina.
      A quantidade de água que ela suporta é suficiente para os 21 dias de incubação, porém, durante certas épocas do ano, em algumas regiões do nosso País, a Umidade Relativa do Ar baixa para níveis extremos, atingindo cifras de 12 e até 10%.
      Nesses casos, o consumo de água através da evaporação, no interior da chocadeira, é potencializado. Deve-se, portanto, ter muito cuidado para que a água da bandeja não chegue a secar completamente.
      Nesses casos extremos, VERIFIQUE pelo menos uma vez, durante a incubação, o nível da água da bandeja, que pode estar baixo mas, não pode estar seca. Se num caso extremo de umidade relativa muito baixa, a badeja chegar a secar, complete-a imediatamente. Introduza com auxílio de uma garrafa Pet (de refrigerantes) a água atéuns dois centímetros da borda, feche imediatamente a porta de acrílico. A temperatura da chocadeira, durante esta operação baixa um pouco mas, logo em seguida ela gradualmente é restabelecida. Portanto: A bandeja de água que acompanha sua chocadeira é suficiente para os 21 dias mas, em casos extremos, de umidade relativa muito baixa, deve-se tomar cuidado para que ela NUNCA seque.
   “NUNCA DEIXE FALTAR ÁGUA NA BANDEJA de UMIDIFICAÇÃO: A ÁGUA É  A VIDA DOS EMBRIÕES”

                                                           ATENÇÃO

Lembre-se que no interior da sua chocadeira há uma resistência de 200W, um Motor AC, e um Cooler . MUITO CUIDADO  para não derramar água da bandeja no interior da chocadeira.  se a água atingir um desses componentes pode haver sério curto circuito com elevado risco de choque elétrico, portanto, TODO CUIDADO DEVE SER OBSERVADO QUANDO ENCHER A BANDEJA DE ÁGUA OUQUANDO ESVAZIÁ-LA. “SÓ MANIPULE A BANDEJA DE UMIDIFICAÇÃO COM A CHOCADEIRA DESLIGADA DA TOMADA”