Dicas

O SEGREDO DO SUCESSO NUMA INCUBAÇÃO:

  Muitos adquirem uma boa chocadeira, enchem-na de ovos e, sendo ovos de boa qualidade (férteis) tiram 60, 70 e até 80% de pintos. Na segunda chocada a eclosão cai para menos da metade e, quase todos morrem logo que nascem ou dentro da própria casca.
  Na terceira chocada não nasce nem um pintinho, a maioria nem chegou a se formar dentro do ovo, verdadeiro desastre!
  Qual a causa disso? HIGIENE!
  Isso mesmo , a falta de higiene é a maior causa do fracasso nas incubações. A chocadeira, quando vem da fábrica para sua casa, está completamente desinfectada e sem o menor resquício de vida microbiana devido ao tratamento à base de resinas alquídicas que se aplica no interior e no exterior da mesma.
  Após a primeira chocada, com a natural quebra das cascas dos ovos e consequente nascimento dos pintos,  a chocadeira, além de suja pelos restos da eclosão, sangue e penugem dos pintos, fica completamente infectada por diversas bactérias. Aí entra a importância da higienização. Sua chocadeira deverá ser criteriosamente higienizada, com vistas à nova incubação, que deverá encontrar a chocadeira tão limpa quanto veio de fábrica, para que ofereça resultados sastisfatórios.
  A seguir enumeramos todos os ítens essenciais à higienização da sua máquina, passo a passo, por favor leia com atenção:
1º Após a retirada dos pintos e com a tomada de força desconectada da rede,  retire a bandeja dos ovos do interior da chocadeira, ponha-a de lado.
2º Retire agora as bandejas de água com muito cuidado para não molhar o interior da chocadeira, ponha-as de lado.
3º Inicie a limpeza da máquina com um pincel macio e sêco, limpe os cantos interiores da chocadeira, é o lugar preferido das bactérias, retire todos os detritos sólidos (restos de cascas e penugem) com o pincel.
4º Passe uma esponja ligeiramente umedecida em água nas paredes laterais e traseira, parte interior da porta, janela de vidro e piso da chocadeira até retirar toda sujeira, enxugue imediatamente com um pano macio e sêco (para sujeiras mais difíceis, umedeça a esponja com detergente diluido em água).
5º Passe novamente a esponja, dessa vez levemente umedecida com um bom desinfetante (Pinho sol, por exemplo), enxugue imediatamente com um pano macio e sêco.
6º Para complementar a higienização, passe mais uma vez a esponja, dessa vez levemente umedecida com Amônia Quaternária (existem várias marcas comerciais no mercado, uma delas é a 'Quatermom') para diluição siga as recomendações da embalagem do produto.
7º Deixe a chocadeira com a porta aberta por 24 horas em local arejado e ilumidado para que receba bem a ventilação e a luz solar.
 Observação:  Alguns criadores mais ortodoxos, quando desconfiam que colocaram ovos contaminados  para chocar e, alguns até esplodiram dentro da maquina, tomam uma medida muito eficaz para desinfecção: com um pincel, pintam o interior da máquina com verniz incolor (paredes laterais e traseira e interior da porta) esse processo desinfecta completamente a chocadeira, devido aos gases liberados pelo verniz, porém, só deve ser utilizado quando se desconfiar que ovos realmente contaminados com doenças foram indevidamente chocados ou esplodiram no interior da máquina.
8º Agora é a vez da bandeja de volteio dos ovos, que foi deixada de lado. Retire toda a sujeira mais graúda que esteja grudada na malha de arame com ajuda de um pequeno estilete ou outro instrumento de ponta fina. Com um pincel sêco e macio retire toda a penugem.
9º Passe uma esponja umedecida em detergente diluído em água, enxugue imediatamente com um pano macio. Repita a operação quantas vezes for preciso a fim de retirar toda sujeira.
10º Estando limpa a bandeja, passe uma esponja, agora umedecida com desinfetante, enxugue imediatamente com um pano macio. 
11º Passe novamente a esponja, dessa vez umedecida em Amônia Quaternária (existem várias marcas comerciais no mercado, uma delas é a 'Quatermom') para diluição siga as recomendações da embalagem do produto.
Agora é a vez das bandejas de umidificação (água):
12º Lave-as com uma esponja embebida em detergente e após, remova toda a espuma  com água em abundância, enxágue com cândida (água sanitária) ou cloro diluído em água.
 Seguindo esse passo a passo da higienização, a máquina estará apta a receber novos  ovos e garantir eclosão de até 85%  de "ovos férteis". Lembramos que ovos destinados à incubação devem ser limpos de orígem, ou seja, desde a postura em ninhos limpos, até a hora de irem para a incubadora. Jamais se deve tentar incubar ovos sujos, seja de fezes, sangue ou quaisquer outras substâncias. Ovo limpo na orígem é garantia de eclosão e sanidade dos pintos.
 Ovos muito grandes são bons para incubar?
  Nunca ponha ovos muito grandes para chocar, a bandeja de sua chocadeira tem um espaço de aproximadamente  5 cm entre cada divisão formada por dois arames paralelos, essa medida tem uma razão: Ovos ideais para incubação nunca têm diâmetro acima dessa medida (5cm). Ovos com diâmetro transversal com mais de 5 centímetros, são ovos que apresentam mal formação genética e, portanto,             impróprios para incubação. De ovos assim não eclodem mais que 20%  de pintos.
  Portanto, ao colocar cada ovo na bandeja, se ele for tão grande que fique  encostando nos arames (dos dois lados)  é um ovo impróprio para incubação, por ser grande demais (ter mais de 5cm de diâmetro transversal) Fig. 01.


.


 Ao colocar os ovos na bandeja, observe que deve haver um pequeno espaço nas laterais e que eles não encostam simultaneamente nos dois arames (de cada lado). Ou seja, os ovos cabem folgadamente no espaço entre dois arames. Esses são ovos ideais para incubação (Fig. 02)
















Saiba mais sobre Chocadeiras e assuntos ligados a incubação de ovos, acesse nosso Site:
http://ultralifebrooder.blogspot.com
Já é criador ou está iniciando uma criação? Gostaria de conhecer a forma mais bacana e moderna de avicultura alternativa? Conheça a:
GRANJA DA GALINHA FELIZ
Muita informação para quem quer iniciar uma feliz criação, acesse nosso Site:
http://granjagalinhafeliz.blogspot.com
Nosso telefone à sua disposição:
(88) 92609927 lobão
Sítio Potós de Cima /Ubajara-CE





    Segue abaixo uma relação de Perguntas mais frequentes sobre incubação de aves: (texto extraído do Site criareplantar.com.br



1- Quanto tempo os ovos podem ser armazenados até serem colocados na chocadeira?
Depende da temperatura ambiente. Os ovos podem ficar1 a 2 dias (em 34ºC), 4 dias (em 30ºC) e até 7 dias ou mais (em 28ºC) antes de serem chocados na chocadeira.

2- Como guardar os ovos?
Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem Ter contato com o chão), de preferência guarde-os em cartelas próprias sempre com o bico para baixo. Evite colocá-los em geladeira, pois podem perder umidade, ou lugares muito quente (acima de 34ºC).

3- A temperatura do ambiente prejudica os ovos?
Sim, em lugares muito frio (abaixo de 4ºC) os embriões podem morrer e em lugares muito quente acima de 34ºC o embrião começará a desenvolver-se.

4- Devo botar na chocadeira ovos trincados ou rachados?
Não. Pois a temperatura dentro da chocadeira fará com que os ovos estoure, sujando e infectando os outros ovos.

5- Posso abrir a(s) gaveta(s) para verificar os ovos?
Não recomendamos fazê-lo, pois dependendo das condições ambientais externas (que varia de cidade para cidade) podem haver perdas durante o nascimento.

6- Quanto tempo devo tirar os ovos da chocadeira?
Espere até dois dias após o período de eclosão estabelecido para a ave  para então realizar a limpeza na chocadeira.

7- Após a retirada dos ovos que não nasceram, posso colocar imediatamente novos ovos na chocadeira?
Não recomendamos. A chocadeira deve ser limpa com solução anti-séptica e em seguida permanecer de 8 a 12 horas sob ventilação (com a gaveta retirada e  a porta  aberta).

8- Depois de tirados da chocadeira quais os cuidados que devemos ter com os recém nascidos?
Se você não tem o pinteiro (ou criadeira) poderá improvisar um utilizando uma caixa de papelão ou madeira com piso abrasivo (para evitar o aleijamento das aves). Uma fonte de calor (lâmpada de 40W) e um ou mais bebedouro de passarinho são essenciais para evitar altos índices de mortalidade, bem como ração de crescimento de boa qualidade (rica em proteínas). A água do bebedouro tem que ser trocada diariamente pois a higiene nos primeiros dias é muito importante.

9- A alimentação das aves-mães influi na taxa de nascimento em chocadeiras?
Sim. Aves-mães devem ter tratamento diferenciado em termos de ração (rica em proteínas e sais minerais) e suplementos alimentares (vitaminas e aminoácidos)

10- Como a cosanguinidade pode afetar as aves recém-nascidas?
Depende da ave. Em codornas o incesto causa nascimento precoce (14 dias) e os pintos não se desenvolvem como seus pais (raquitismo). Em gansos os ovos podem nem sequer nascer. Em galinhas caipiras a cosanguinidade é bem tolerada e seus efeitos podem levar anos para serem percebidos.

11- Quanto tempo pode faltar energia elétrica sem prejudicar a chocada?
Durante as primeiras 48 horas no máximo 15 minutos, após esse tempo, é tolerada até quatro horas a partir de então começam as perdas (que depende da ave).

12- Podemos anotar nos ovos a data que eles estão indo para a chocadeira?
Sim, mas somente com carvão vegetal ou lápis grafite. Nunca com tinta ou esmaltes, pois o ovo respira pela casca.

13- Existe uma proporção macho-fêmea ideal para otimizar a fecundação?
Depende da ave. Em codornas é de um macho para quatro fêmeas (1»4), em galinhas de raça aprox. 1» 5, em gansos é de aprox. 1»3 etc.


COM0 CARREGAR E CENTRALIZAR CORRETAMENTE UMA BANDEJA DE VOLTEIO ANGULAR VERTICAL NUMA CHOCADEIRA               ULTRALIFE?  (OBS.: Procedimento exclusivo para volteio vertical angular)                                     


   O procedimento para o correto garregamento de ovos nas chocadeiras Ultra Life é simples e único para todos os modelos. É importante que se faça esse carregamento de maneira correta pois, o volteio dos ovos só se dará com excelência  se seu posicionamento inicial estiver correto.



PRIMEIRO PASSO:  Estando a bandeja de Volteio Automático no interior da Chocadeira com as duas tomadas devidamente conectadas, "CENTRALIZE A BANDEJA"


SEGUNDO PASSO:  Para centralizar a bandeja, verifique a posição das pequenas manivelas à frente da bandeja, se estiverem na posição vertical é sinal que a bandeja está centralizada. Há um pequeno adesivo colado ao lado da manivela central, onde se lê: CENTRALIZADO. Se a pequena manivela estiver paralela a este adesivo é prova que a bandeja está devidamente centralizada.

  Outra ajuda adicional, é observar o motor, que está situado acima e ao lado direito da bandeja, nele há duas setas, uma que indica a posição máxima à esquerda e, outra que indica a posição máxima à direita. Estando o eixo do motor  entre as duas setas, próximo a uma tarja vermelha, é sinal que está centralizada.

  Portanto, vimos como é fácil centralizar a bandeja mesmo estando vazia (sem os ovos).


TERCEIRO PASSO: Estando a bandeja assim corretamente centralizada, desconecta-se as duas tomadas e retira-se a bandeja.


QUARTO PASSO: Agora, com a bandeja centralizada e fora da Chocadeira, é só carregá-la de ovos.

   Os ovos devem ser colocados SEMPRE com a ponta mais fina para baixo (SEMPRE) e, naturalmente, a parte mais grossa para cima, é aí, nesta parte mais grossa, que se encontra a câmara de ar que suprirá o embrião durante a incubação. Se a posição for invertida, o embrião romperá a câmara com seu peso e, consequentemente, em poucas horas estará morto.

  Portanto nunca esqueça:  Caregue a bandeja "SEMPRE COM A PONTA MAIS FINA DOS OVOS  PARA BAIXO".


QUINTO PASSO: Carregada a bandeja, é só introduzi-la no interioir da Chocadeira, conectar as duas tomadas e, 72 horas após, ou na manhã do terceiro dia, ligar o Timer, que fará o primeiro movimento de 45 graus ou à esquerda ou à direita (é indiferente,  a máquina que escolhe) e, todos os outro movimentos subsequentes serão de 90 graus, até o 19' dia, quando os ovos devem ser retirados da bandeja de viragem e transferidos para a bandeija de eclosão, onde nascerão.



     DICA: Tomadas conjugadas com interruptores que ligam lâmpadas fluorescentes devem se evitadas pois, tais lâmpadas possuem reatores que podem interferir no funcionamento do Timer da Chocadeira. Portanto o ideal é que a Chocadeira seja "LIGADA NUMA TOMADA EXCLUSIVAMENTE PARA ELA" e longe de lâmpadas fluorescentes, mesmo porque certos estudos chegaram a estabelecer o efeito negativo que as radiações dessas lâmpadas causam aos embriões







  Leia este excelente artigo da Embrapa sobre galinha caipira. Um estudo completo sobre Instalações, Manejo Produtivo, Manejo Sanitário, Alimentação, Reprodução e Custos. Clique na imagem da Embrapa


Conheça a Granja da Galinha Feliz CLIQUE AQUI